Museu da Luz

O Museu da Luz afirma-se como singular espaço de cultura, arte e identidade. De interpretação e de criação, partindo da transfiguração do lugar e da paisagem, dos valores patrimoniais - materiais e imateriais - e da experiência social de mudança na Luz e Alqueva.

O edifício do Museu levanta-se do chão como um bloco de xisto e cerca-se da nova aldeia - a nascente - e da água - a poente, e com os castelos de Mourão e de Monsaraz no horizonte.

A sua integração no novo lugar é marcada por outros pontos de visita: a igreja matriz, dupla da primitiva do século XV existente na antiga Luz; o Monte dos Pássaros, casa tradicional que é a única edificação remanescente da antiga aldeia e que tem agora o lago a seus pés; a antiga estrada para a Luz, que mergulha na água junto ao Monte dos Pássaros; o lago, que sugere percursos contemplativos que evocam o antigo lugar, o submerso castelo romano da Lousa ou o rio Guadiana.

Vivenciar a inédita história da aldeia da Luz, fruir a arquitetura peculiar do museu, deixar o tempo correr na casa do Monte dos Pássaros ou surpreender-se com a esplêndida paisagem constituem por si só motivo de visita.

Saiba o que pode fazer no Museu da Luz aqui

www.museudaluz.org.pt   |   Museu da Luz no Facebook

/
JoomSpirit